Subscribe:

Pages

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Perguntas e respostas com Rick Riordan no Twitter

Em homenagem ao solstício de verão (21 de junho) nos Estados Unidos, Rick Riordan respondeu à perguntas de fãs no twitter durante três dias. Caso tenha perdido, aqui está toda a conversa.

P: @Maggheera A Drew de "Sombra da Serpente" é a mesma Drew de "O Herói Perdido"?

R: Sim. :D
P: @Sir_Cumstances Por que você é tão bom em escrever suspense? 
R: Um verdadeiro suspense significa personagens terminando a história em perigo iminente.
A maioria dos meus finais não são realmente com suspense. Eles só deixam perguntas sem resposta. A Marca de Atena, no entanto, ah... Não importa.
P: @EliCharisseDR Você iria para Manila um dia? Eu realmente quero seu autógrafo!

R: Eu meio que duvido, desculpe. Viajar para o exterior é difícil com meus prazos.

Infelizmente sem viagens internacionais a qualquer lugar em qualquer momento por enquanto. Nos próximos anos, eu tenho que ficar em casa e escrever ou os livros não serão feitos em tempo!
P: @Pob584 como é que Frank & Hazel matam o gigante em O filho de Netuno quando eles só podem ser mortos por deuses e semideuses que trabalham em conjunto?
R: O gigante Alcioneu é único. Ele é imortal apenas na terra onde ele nasceu, neste caso, no Alasca. Uma vez fora, ele é jogo justo.
P: @brogueskittles Diga-me que Nico está seguro! Diga-me que ele vai ter um papel maior!

R: Nico tem um papel fundamental em “A Marca de Atena”, mas raramente semideuses estão seguros!
P: @GirlOfAthena Minha mãe é eternamente grata a você por me fazer amar a leitura. Agora ela tem que dizer "pare de ler, menina!"
R: Adorei isso! :D
P: @AtrociouslyMad Teremos um encontro de Percy e Annabeth em A Marca de Atena ou não?
R: Não acho que é muito spoiler dizer sim.
P: @pqpayne Por favor, diga oi para o Brasil!

R: Olá, meus amigos do Brasil! (respondida em português) Eu amo vocês!
Lembrete: Como expliquei na FAQ http://bit.ly/mxv6UI eu apenas escrevo os livros, caras. Eu não tenho absolutamente nada a ver com os filmes.
P: @TheSwiftFactor Você está planejando uma mistura? (Kane/Heróis).
R: Se eu fiz, seria um caminho “abaixo da linha”. Heróis & Nórdicos primeiro.
P: @emmeheinrich O que você está lendo agora?

R: Comecei “Shadow & Bone” de @LBardugo, baseada na mitologia russa. Muito bom até agora!
P: @cs412 Como é que, na nova série, nem todos os semideuses têm TDAH e dislexia?

R: Isso é verdade em PJO também. Muitos semideuses têm, mas não todos.
P: @Clavinerise Porque você não pede a seus filhos para ajudá-lo a escrever?

R: Eu estou editando o primeiro manuscrito de Haley agora, mas ele está escrevendo sua própria história. :D
P: @LivFanIano Percy é um dos 4 narradores de A Marca de Atena?
R: Tem que esperar e ver.
P: Alguma chance de uma cópia adiantada?
R: Não!
P: @freshsmileyface Depois de MoA, você vai vir para o Canadá?

R: Já estive em Toronto e Vancouver várias vezes. Não sei ainda para o futuro.
A editora define as paradas da excursão. Eu não escolho, por isso não posso levar os pedidos. Normalmente eu não sei onde estou indo até bem antes da turnê.
Na verdade, muitas vezes eu não sei onde estou indo, em geral... Mas isso é só comigo.
P: @ItsSimplyGaby Existe alguma coisa que você poderia dizer sobre essa coisa Leo/Sammy em MoA?
R: Sem spoilers. Desculpe! Mas vai ser explicado em MoA
P: @ellierugen Você nunca vai vir para a Inglaterra?

R: Medo de que você tenha sentido falta. Já estive aí dezenas de vezes, mas agora eu não posso por conta dos prazos.
P: @rubys_universe se você pudesse ser um deus de qualquer coisa o que seria? 
R: O deus do tempo para que eu pudesse fazer mais. Eu nunca pareço ter o bastante.
P: @karimelgendi Cara sem querer ofender, mas você não tem um prazo...

R: Haha. Diga isso ao meu editor. E as pessoas que querem os livros mais rápido! :D
P: @maisumamariana_ Os Heróis do Olimpo terá quantos livros?

R: Cinco.
Desculpe, perguntas rápidas estão sendo enterradas sob outras perguntas. Alguém pediu PC ou MAC e como é minha escrivaninha. pic.twitter.com/QlaVaYlm
PC e Mac. Eu escrevo em um Mac. Haley prefere o formato de edição em um PC, então eu uso os dois.
P: @nasyamatram como você lida com blocos de escritor?

R: Primeiro esboço. Dessa forma eu não chego ao meio da história e fico (tão) preso.
P: @JacquelyneKampe você tem alguma dica para um novo escritor?

R: Sim, na minha página de FAQ: http://bit.ly/mxv6UI Resposta curta: ler muito, escrever muito
Não pode responder a qualquer "O que vai acontecer ..." e perguntas sobre o conteúdo dos futuros livros. Para isso, você tem que esperar os livros!
P: @MsErmaynee você já foi criticado por seus livros?

R: Gasp! Nunca! (Sarcasmo) Claro. Nem todo mundo gosta de todos os livros, mas isso é normal.
Sinto-me feliz que tantas pessoas gostam deles!
P: @o_Tyson Obrigado por mostrar-me que a leitura não é uma "coisa de adultos."
R: Jovens leitores lideram o caminho nestes dias! Adultos seguem tendências.
P: @AshaAshaAsha13 quando seus livros estão finalmente publicados, eles são principalmente mudanças que você fez na revisão, ou são o projeto original?
R: Não há tal coisa como um projeto perfeito em primeiro lugar. É impossível. 90% da escrita é revisada, várias e várias vezes.
P: @haymitch_drunk Você já leu Harry Potter ou Jogos Vorazes?

R: Sim. Como eu já twittei antes, eu amo os dois.
P: @HermioneMila Quando é o aniversário de Annabeth?

R: Eu não sei. Eu nunca tive um motivo para determiná-lo, pelo menos não ainda.
P: (Foi soterrada) Eu já estive na Rússia?
R: Eu visitei São Petersburgo nas férias. Bela cidade. Eu nunca fiz um evento na Rússia.
Como eu disse, eu tive que parar com as turnês internacionais, como não posso escrever rápido e viajar pelo mundo também. Livros feitos em primeiro lugar!
P: @OlympusTributes o que aconteceu com Calypso?

R: Ela vai fazer uma aparição mais tarde na série “Heróis”. Agora, isso é tudo que posso dizer.
P: @tom_emily Você sempre faz sessões de autógrafos nas livrarias em San Antonio?

R: Em quase toda turnê. Só fiz um em Maio. Verifique no site em setembro
P: @JoshuaDanielss Entre os personagens de HdO, que é o seu favorito para escrever?

R: Gleeson Hedge. Ele me faz rir. Leo também.
P: @kklorman Qual é o seu livro favorito que você escreveu?

R: É geralmente o mais recente, depois é mais fresco em minha mente. Difícil dizer!
P: @heyitsgea Eu tenho uma amiga que quer se tornar uma escritora e ela está escrevendo fanfictions agora, qualquer palavra de encorajamento?
R: Fanfic não é uma má maneira de praticar escrita (na minha opinião). Eu aprendi muito escrevendo histórias de D & D quando eu era mais jovem. Mas passe para suas próprias ideias!
P: @Filhade_Hades Qual é seu livro favorito?

R: O Senhor dos Anéis. Me colocou na mitologia e leitura quando eu tinha uns 12 anos.
P: @DemigodOfDrew Já leu Guerra dos Tronos?

R: Sim, estava lendo muito antes do programa de TV. Série incrível, mas é coisa madura!
P: @TheCliffhangers Que outra mitologia além de Grega/Romana, Egípcia e Nórdica você gostaria de escrever?
R: Isso é de 6-7 anos no futuro, então eu não tenho idéia. Eu só posso escrever de 1 a 2 livros por ano, no máximo e eu ainda tenho 2 de “Heróis” e 3 Nórdicos para fazer!
Tudo o que posso dizer é que você já pensou sobre isso, eu provavelmente também e tenho mais ideias do que eu vou ser capaz de escrever em sua vida!
P: @2cute4urscreen Você costumava ouvir música enquanto escrevia?

R: Eu amo todos os tipos de música, mas eu não posso ouvi-la enquanto escrevo.
Alguns favoritos:
Clássicos: Dylan, Stones, Beatles;
Modernos: Black Keys, Jack White, Arcade Fire, Decembrists, Mumford & Sons, Adele. Eu poderia continuar.
P: @_AmamosPJ quando você não está escrevendo, o que você faz para se divertir? :)

R: Eu toco guitarra, leio, nado com as crianças, MMORPG, às vezes vou em cruzeiros
P: @BarcaCatalan10 Quando era um adolescente, era o melhor aluno de cada classe?
R: Haha. Dificilmente. Eu era como Percy. Eu fui expulso das aulas por ser um causador de problemas e eu quase não passei em matemática. Minha escrita foi através de Inglês, mas eu nunca li os livros.
Claro que minha punição cármica foi que eu cresci e me tornei um professor de Inglês, mas posso me relacionar com os leitores relutantes.
P: @im_a_halfblood Você planeja escrever outra série sobre o Acampamento Meio-Sangue?
R: Como eu disse, isso é muuuuito longe no futuro. Mas algum dia, eu gostaria de fazer mais uma série CHB onde toda a ação realmente acontece no acampamento, pois na maioria dos outros livros acontece em missões.
Isso é parte da história que não foi contada, e seria divertido. Mas como eu disse, isso é muito, muito, no futuro, por isso não prenda a respiração.
P: (Foi soterrada) Algum personagens baseados na vida real?

R: Sim. Sra. Dodds é uma professora de matemática real, mas ela não é realmente um monstro.
Sr. Brunner (Quíron) é um verdadeiro professor Latino. Travis & Connor Stoll, Beckendorf, Miranda & Nico são nomes de ex-alunos meus.
P: @alondrasanche21 Se você não tivesse escrito todos os livros de Percy Jackson o que você estaria fazendo agora?
R: Eu ainda estaria ensinando, que eu adorava!
P: @Laura_FB_ Qual é o seu programa de TV favorito?

R: Provavelmente Dr. Who. Tenho assistido desde os anos 80. Série antiga, nova, amo todos eles.
P: Quantas perguntas você responde por dia? (Isso? Ironicamente foi soterrada sob outras)
R: Muitas para responder, é por isso que eu normalmente não consigo!
P: @AngelOz13 Você se sente nervoso quando seus livros saem?

R: Toda vez! Eu faço o meu melhor, mas eu sempre vou me preocupar se vocês irão gostar.
P: @jvolr Eu ouvi um boato de que Thalia morreria em A Marca de Atena, você confirma?
R: Eu posso confirmar que você não deve ouvir rumores.
P: @Real_me5 Algum conselho para pessoas que querem ser professores?

R: Faça trabalho voluntário com crianças para se certificar de que você tem o temperamento certo.
Obtenha experiência de ensino, tanto quanto possível, substituindo ou o que for. Você sabe muito rapidamente se você está pronto para ensinar. Precisamos de bons professores!
E o segundo ano do ensino é de 500% mais fácil do que o primeiro ano. Não desanime e não desista!
P: @OnlyDemigods_ Oi Tio Rick, qual é o seu personagem favorito de Percy Jackson?

R: Grover ou Tyson. Eles são tão divertidos de se escrever.
P: @helloandie Alguma vez chorou ao escrever?

R: Apenas porque o primeiro esboço é tão ruim e meu prazo está tão perto. :D
Não, na verdade eu estive com os olhos marejados quando escrevi uma cena em Marca de Athena, e não, eu não posso te dizer o que era. Sim, eu sei o que significa.
P: O que você achou sobre esse apelido, Tio Rick?

R: Honrado! Você sabia que o tio tem sua raiz na palavra Theo, por deus?
P: @caseyjaneolvis meu apelido para você é Ricky!

R: Esse foi o meu nick quando garoto, então estou acostumado com isso!
P: @Jackieromano199 Após A Maldição do Titã, as listras cinza de Percy e Annabeth nunca são mencionados... Alguém deveria questioná-los?
R: Na verdade essa questão será abordada em A Marca de Atena.
P: Alguém (desculpe, foi soterrada) perguntou qual é o meu ship favorito em meus livros.

R: Argo II. Oh... Não é esse tipo de navio?
(Ship = relação romântica entre personagens, casais. E também pode ser traduzido como “navio”)
P: @pinkypoodle12 você acha que você pertence no Acampamento Meio-Sangue ou Acampamento Júpiter?
R: Não. Eu iria falhar em qualquer lugar!
No entanto, eu posso me ver vivendo na casa do Brooklyn e estudando magia. Eu gostaria de uma aula avançada de cochilo com Bast.
P (soterrada): Eu sigo o Spurs (basquete)?

R: Tenho que confessar, eu não sou muito fã de esportes. Provavelmente porque eu tenho zero coordenação atlética.
Jogando ‘pegar’ com meus filhos, basicamente, significa que vamos lá fora e nos revezamos batendo com a bola na cabeça uns dos outros.
@CarlsonJin123 Q. Eu conversei com um canal no YouTube chamado RiordanRick. Essa conta era realmente você?
R: Não... Contas legítimas estão somente no meu site.
Normalmente eu não posso responder pessoas na Internet. São muitas perguntas, tenho que ficar focado na escrita. Este fim de semana é uma rara exceção.
Esta conta é verificada. http://Rickriordan.com é o meu site. Fora isso, se alguém te escrever de volta, é um bom sinal de que não sou eu.
P: @juliadalbosco Você mantém uma edição de seus livros em outro idioma além do Inglês?
R: Minha garagem está cheia delas. 35 línguas diferentes!
P: @kklorman2 Quem você prefere: Festus ou Blackjack?

R: Correndo o risco de ferir os sentimentos de Blackjack, Festus, com certeza.
P: @TheNightCountry Porque a capa é diferente nas versões do Reino Unido e EUA?

R: Diferentes editoras fazem diferentes capas
O pensamento é que as crianças do Reino Unido são atraídas por capas diferentes que as do EUA. *dar de ombros* Cada editora tem a palavra final sobre a capa em cada país.
P: @somalinector Eu acho que você deveria fazer um blog sobre o que fazer ou não sobre escrever uma série.
R: Escrever mais, blogar menos!
P: @allaboutmaju por que você decidiu começar a responder perguntas pelo Twitter?

R: Apenas este fim de semana! Tinha alguns dias entre os projetos. Solstício!
P: @DanielleEmmie Você escreve terminações de suspense de propósito?

R: Sim, costumava fazer isso em sala de aula, quando eu contava histórias. Meus alunos odiavam!
Mas eles estavam sempre dispostos a vir para a aula no dia seguinte e ouvir o que aconteceu em seguida. Quando eu escrevi Percy, me imaginei contando ele para minha classe.
P. @rotiunyel Como você se mantém concentrado, enquanto escreve? Eu sempre fico distraído...
R: Eu também! É por isso que eu tive que desligar o acesso de e-mail.
P: @MooWarrior Você disse que joga MMORPG. Quais você joga?

R: Name it, eu já joguei. Mas eu simplesmente não me interessei, não hardcore. Não há tempo!
Ok pessoal, vou ter que parar de ler os tweets e voltar ao modo de escrita. Obrigado a todas as perguntas. Talvez vamos fazer isso de novo no solstício seguinte!