Subscribe:

Pages

domingo, 17 de julho de 2011

Percy Jackson é uma cópia de Harry Potter?

Estava eu vasculhando pelo blog do Tio Rick, quando me deparei com uma postagem do dia 30 de novembro de 2005. Bem antiga né? Mas algo nela me chamou a atenção.
Muitos fãs de Harry Potter que não tem nenhum conhecimento de mitologia se acham no direito de dizer que o Rick Riodan plagiou a J.K.Rowling(escritora de Harry Potter) em muitos elementos para que Percy fizesse tanto sucesso como HP. O que na verdade é uma tremenda falta de conhecimento.
Para mais esclarecimentos, traduzi o post do Rick onde ele cita diversas comparações entre Harry e Percy e seu ponto de vista sobre esse suposto "plágio".
Confira o post a seguir:

Você começou à partir de Harry Potter?

Quando escrevi O Ladrão de Raios, eu sabia que as comparações com Harry Potter seriam inevitáveis. Afinal, Harry Potter é a série de fantasia para jovens adultos mais bem sucedida de todos os tempos. Eu amo os livros da Rowling, e eu sou grato pelo impacto que tiveram seu livros sobre os leitores jovens revitalizando a leitura das crianças.

E assim, a pergunta: Será que Harry Potter influenciou a série Percy Jackson? É claro que sim e de muitas maneiras. Fiquei espantado com o efeito que Harry Potter tinha em minha própria sala de aula. Alguma coisa sobre esses livros atraiu as crianças. Os livros são bem humorados, aventureiros, fantásticos e misteriosos, tudo ao mesmo tempo. Meus alunos leram “A Pedra Filosofal” quatorze vezes e não liam outro outro livro, pois diziam: "Nada mais é tão bom.

"Quando me propus a escrever Percy Jackson, que havia começado como uma história de ninar para meu filho, eu estava consciente do que meus alunos tinham me dito. Eu queria escrever um livro que iria recorrer a eles para as mesmas razões que Harry Potter."

Alguns elementos de Percy Jackson são de Harry Potter? Estou sempre me divertindo com comentários como esse, porque não é assim tão simples. Meu comentário favorito: Um adulto olhou para a capa americana do livro, que apresenta uma imagem de Cérbero, e disse: "Olha, um cachorro de três cabeças. Riordan com certeza invejou o Fofo de Harry Potter." Umm. . . não. Na verdade, esse cão é milhares de anos mais velho que o Fofo.

Muitos outros elementos de Percy Jackson são semelhantes aos de Harry Potter, porque os livros tiram do mesmo poço o folclore e a mitologia. Alguns exemplos:
"Harry Potter tem Plataforma 9 3/4; Percy Jackson o número 600 do Edifício Empire State, que o leva ao Monte Olimpo, de modo que este deve ter sido tirado de idéia Potter. " A idéia de um portal mágico para outra terra não foi inventado na série Harry Potter.
É tão antiga quanto a literatura infantil. Alguém se lembra do guarda-roupa para Nárnia? Ou do  fantasma Pedágio? Todos estes decorrem de mitologia, e a idéia de uma entrada secreta que dava para o mundo inferior.

"Harry Potter tem dois amigos, um menino e uma menina. Percy Jackson tem Grover e Annabeth. Eles são idênticos." Deixando de lado por um momento que os personagens em questão têm personalidades muito diferentes, e Grover nem mesmo é humano. . .  é uma técnica bastante comum no folclore e literatura infantil por um protagonista masculino tendo uma compania feminina forte para satisfazer  as meninas e meninos. Ged e Tenar da Trilogia Earthsea. Hansel e Gretel. Teseu e Ariadne. Jasão e Medéia. Muitas vezes há um terceiro companheiro para agir como um realce para o herói. Novamente, isso é um paradigma muito antigo. A série Harry Potter usa com grande efeito, mas de modo algum inventou a fórmula.

"Percy Jackson é um garoto comum que descobre que é especial, e o mundo é realmente cheio de magia. Este é apenas como Harry Potter. "Bem, com certeza. É também assim com os jovens heróis da mitologia grega.

No segundo livro de Percy Jackson, há uma cena em que Annabeth é convoca as Irmãs Cinzentas (que nos tempos modernos dirigem um táxi de Nova York) para levarem Percy para o Acampamento Meio-Sangue. Este será, inevitavelmente uma comparação com o Noitebus em Harry Potter. A idéia poderia facilmente ser ligada à carruagem de abóbora em Cinderela, tapete mágico de Aladin, ou a carruagem de Apolo. A idéia de uma forma mágica de transporte tem fascinado crianças durante séculos, e aparece mais e mais e em diferentes formas.

Então eu peguei algumas idéias de Harry Potter? No sentido de que eu estou trabalhando com os mesmos padrões, brincando com a mitologia, fazendo variações sobre as mesmas idades, temas, Sim. Mas Percy Jackson não é Harry Potter, e não foi Harry Potter que deu origem a essas idéias. 
Se a série Percy Jackson realiza nada mais que isso, espero que incentive os leitores a voltar para os mitos gregos - Uma das raízes mestres de fantasia das crianças - e descobrir por si mesmos, onde muitos dos nossos melhores romances modernos (incluindo os livros de Potter) se inspiraram.

14 comentários:

  1. Eu digo que Percy Jackson e Harry Potter só tem em comum o público-alvo,e é por isso que as pessoas teimam em compará-los.Os livros do Rick usam exclusivamente mitologia greco-romana,já a JK usa pequenas partes de várias mitologias e até inventa coisas para enriquecer sua obra.Pra quem realmente presta atenção no que lê fica óbvio que PJ não copia HP.Ambos foram criados com imensa criatividade fazendo deles livros espetaculares!!!

    ResponderExcluir
  2. Beem, algumas parte da história realmente são bem parecidas, mais acho que o Rick trabalhou de uma forma pra agradar o publico infantil, e ultilizou os mesmo padrões que a J.K usou e muitos autores de histórias infantis, acho que já faz parte do contexto, contexto esse que agrada a muitos, inclusive eu, não é uma total imitação, tem histórias bastantes diferentes.

    ResponderExcluir
  3. então
    harry potter naum foi uma espiração
    mas foi tipo um impurrão para ele escrever percy
    isso ele deixa claro
    logico q tem diferenças
    e muitas...
    mas olha, nunca vamos saber se é verdade ou naum
    tão tal q lady gaga plagiou
    madona
    ou ashley tisdale plagiou britney
    naum sabmos se essa foi a real intensão deles
    pq nunca ninguem vai assumir
    mas ele deu uma resposta bem convinsente

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que só mesmo pessoas com um baixo nivel de livros lidos compara HP com PJ. Digo, tem coisas em comum, mas é ridiculo a forma como alguns "potterianos" acham que J.K. inventou tudo, quando, na verdade, é um "clichê" mais bem trabalhado. Acho Harry Potter uma série incrivel, mas, muitos "fãs" parece que não aceitam que Percy Jackson é tão bom quanto. E vão xingar os fãs da outra Saga, ainda por cima. Aff, é claro que tem algo parecido, mas daí dizer que é plágio? ¬¬
    Como Samuel disse aí: "Pra quem realmente presta atenção no que lê fica óbvio que PJ não copia HP.Ambos foram criados com imensa criatividade fazendo deles livros espetaculares!!!"²²
    Desabafei aí, mas, dane-se. é o que eu acho.

    ResponderExcluir
  5. A parte de serem três amigos, dois meninos, uma menina, a menina ser inteligente. Eles comerem em mesas separadas segundo a sua casa/chalé,ter dois gêmeos engraçados, trapaceiros e brincalhões, e muito mais coisas. Por mais que o Rick tenha agido com as palavras de modo a parecer que ele não imitou HP, ele imitou sim, e muito. Eu li todos os livros das duas sagas e sei muito bem sobre o que eu estou falando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ele falou, não foi a saga Harry Potter que inventou certas coisas e sim, são coisas antigas que seguem no caminho da literatura infantil.

      Excluir
    2. "três amigos, dois meninos, uma menina, a menina ser inteligente. Eles comerem em mesas separadas segundo a sua casa/chalé,ter dois gêmeos engraçados, trapaceiros e brincalhões, e muito mais coisas."
      Nao foi ela que inventou essas coisas,sao caracteristicas de varios livros,se alguns fans de Harry Potter conhecessem outros livros iram perceber que isso e um padrao de seculos atras(ate em historias dos irmaos grim tem isso,leia mais).

      Excluir
    3. É realmente Um menino (percy) que é filho de poseidon e controla a água e descobriu que era um semideus pq foi atacado na escola por um benevolente e sua mãe podia ver através da névoa ,Um menino (Harry) que é um bruxo e descobriu que era um bruxo pq chegaram cartas de hogwarts pra ele e seus pais morreram,Um SÁTIRO metade bode e metade humano(não é um menino tecnicamente) ,Um MENINO (Rony) que é bruxo,Um menina (annabeth) que é inteligente por ser filha de Atena e é um semideusa ,Uma menina (Hermione) é inteligente por que quer mesmo e é um Bruxa,Acampamento meio-sangue sentam em mesas de acordo com o chalé para manter a ordem,Hogwarts sentam em mesas separadas por que tem uma certa competição entre as casas.Irmãos Stoll eles são engraçados por que são filhos de Hermes né ¬¬',Irmãos do Rony são engraçados sei lá porque.Diferenças meus queridos aprenda a notar eles,PJ é baseado na mitologia grega se tem alguma semelhança é por que em HP tem muita coisa da mitologia grega,por exemplo aquele cachorro de três cabeças ele é um cérbero que guarda o Hades então não venha comparar o Rick pegou coisas da mitologia grega não é culpa dele se ficou parecido por que em HP tem coisa da mitologia grega tbm,no fundo no fundo vcs só falam que copiou de HP por que são um bando de bestas e ficam inconformados de outra saga fazer sucesso tambem

      Excluir
    4. Concordo. Por mais q eu seja fã do PJ, eu li os livros do Harry bem depois do Percy,eu acho que Percy Jackson é uma copiasinha barata do Harry potter. E vamos concorda q os filmes do Percy sao uma merda, uma droga completa e mudam completamente as historias do livro. Já os do Harry Potter são iguaisinhos do livro e tem ótimos efeitos especiais. Pq vcs acham q o ator de PJ nao queria mais fazer o filme?

      Excluir
  6. Isso mesmo, Rick, bote pra lascar!

    ResponderExcluir
  7. É isso aí, tio Rick!!! É por isso que amamos vc!!! :D Gosto das duas sagas e acho que certas semelhanças se explicam pq são praticamente o mesmo público que gostam das séries e por isso há certas discussões sobre os livros.

    ResponderExcluir
  8. eu amo percy jackson e tbm amo harry potter mais até eu sei q tem muitas diferenças do que semelhanças.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou super mega fã de percy Jackson e de Harry Potter, e realmente acho os dois muito parecidos, só tem um plano de fundo diferente. HP é do mundo da magia e PJ é do mundo grecoromano. Mas vamos levar em conta q as semelhanças sao muitas. E outra coisa, os livros de Percy não chegaram a fazer sucesso mundial do tamanho dos livros de Harry, além do q os filmes do PJ são uma merda e os do Harry tem os melhores efeitos especias de filmes como os dele.

    ResponderExcluir