Subscribe:

Pages

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Mudando o jeito de as crianças olharem o mundo

Boa noite, semideuses, como vão?
Trazemos a vocês a tradução da "pequena" reportagem sobre o hitmaker tio Rick Riordan que correu nos Estados Unidos na última segunda-feira (09), no programa Rock Center com Brian Williams. Boa leitura!

Mudando o jeito de as crianças olharem o mundo, com um livro por vez
Seg 9 Jan, 2012
Por Kate Snow
Correspondente do Rock Center

Começarei com uma confissão. Eu nunca tinha ouvido falar em Rick Riordan ou em seu império. Eu sei. Eu sei. O que eu sou vivendo em uma caverna?
Eu tenho um filho de nove anos e uma filha de seis anos de idade. Meus filhos eram apenas um fio de cabelo muito jovens para descobrir Percy Jackson e Os Olimpianos por conta própria. Mas quando Rock Center me pediu para entrevistar e criar o perfil de Riordan, a primeira coisa que fiz foi ler o primeiro livro de Percy Jackson, O Ladrão de Raios. A segunda coisa que fiz foi começar a lê-lo em voz alta para meu filho.
Rick Riordan não flutua. Ele é provavelmente o autor mais humilde que eu jamais conheci. O homem vendeu 30 milhões de livros e ainda dirige por sua cidade natal de San Antonio em um antigo SUV. Ele se mudou com a família para uma bela e nova casa após alcançar o sucesso com Percy Jackson, mas ainda trabalha em um pequeno escritório atrás de casa.

“Eu sou muito abençoado por ter muitas pessoas fundamentadas em minha família, especialmente minha esposa, que está comigo há 26 anos. E ela não toleraria que eu ficasse com uma cabeça grande. Ela não suportaria,” brincou Riordan em nossa entrevista.

Todos os livros de Riordan são alguma combinação de crianças dos dias atuais e mitologia antiga. Percy Jackson é um garoto portador de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e dislexia. Ele se esforça na escola. Contudo, um dia ele percebe que essas habilidades lhe dão poderes sobre-humanos. Ele é, como se descobre, metade humano e metade deus grego – um “semideus”.

Nós juntamos um grupo de crianças na Book People, uma fantástica livraria particular em Austin, do Texas, para falar sobre os livros de Riordan. Muitas destas crianças passaram algum tempo em um acampamento de verão organizado pela Book People que girava completamente em torno da série Percy Jackson e replicava o fictício Acampamento Meio-Sangue dos livros.
Como mãe, o que mais me impressionou foi o quão apaixonadas são estas crianças pela leitura. Mutias delas me disseram que nunca tinham lido um livro inteiro ou uma série de livros antes de Percy Jackson entrar em suas vidas.

Steven Thames disse que ele gosta dos livros porque são engraçados. River Stevens disse, “Eu gosto dos livros, porque eles são, tipo, envolventes e há aventura e você pode aprender sobre Mitologia Grega”.
Quando terminamos de entrevistar aquele grande grupo, suas mães me agradeceram. Elas contaram que queriam que o mundo soubesse o impacto que os livros de Rick Riordan estavam tendo em suas crianças, em uma geração completa de jovens.

Na casa de Riordan, vi a sacola de cartas que chega toda semana de seu editor. Ela é amarrada com um envelope atrás do outro – muito deles com o endereço escrito na caligrafia cuidadosa da mão de uma criança.
“Não são incríveis?,” disse Riordan enquanto vasculhávamos a pilha. “E sabe... adoramos passar pelas cartas e apenas ver de onde todas são e quais são projetos escolares e quais são pessoais”. Vimos cartas de West Palm Beach, Florida e Oakridge, do Tennessee; Muscatine, Iowa e McGrath, do Alasca. Apenas para dizer algumas.

Rick tenta ler cada carta. Não há como ele responder todo mundo. Ele costumava responder. Contudo, agora não há tempo suficiente no dia. Mas os fãs devem saber – ele realmente os lê.
Mary Elizabeth, de Orem, Utah, escreveu para contar a Riordan que ela está lendo a série Percy Jackson pela vigésima vez. Lamar de McGrath, Alasca, disse, “Eu acho que você devia escrever um livro sobre alienígenas”.


E muitas crianças escreveram que têm TDAH ou dislexia. Essas cartas significam muito para Riordan.
“Querido Rick Riordan, a série Percy Jackson mudou meu jeito de olhar o mundo e tudo sobre mim”, começa uma carta de Ruby Henson, 9 anos – uma das jovens crianças que encontramos na Book People em Austin. “Eu costumava odiar livros e era difícil para mim, porque eu tenho dislexia e TDAH. Eu ainda não gosto de ler. Mas quando se trata de seus livros, tudo mudou. É como se você não pudesse parar de ler, você tem apenas que continuar”.
“Obrigado, Ruby, aprecio isso,” disse Riordan quando li a carta de Ruby para ele".
“Sabe, estas são o tipo de resposta que mais significam para mim. É por isso que faço o que faço”.
E você sente... ele realmente quer dizer isso.

E um aviso: a equipe do Olympianspi.com está trabalhando para trazer logo logo o vídeo legendado da reportagem!

Fonte: Rock Center


[ATUALIZADO] Aqui está o vídeo do autor Rick Riordan que foi legendado por nossa equipe:



PS: Se forem utilizar o video em seus blogs/site, por favor coloquem os créditos!