Subscribe:

Pages

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Rick Riordan comenta os saques de Olimpia

Olá, semideuses, tudo bem?

Na sexta-feira (17 de fevereiro), tio Rick Riordan comentou em seu blog os saques que ocorreram recentemente na Grécia, em Olímpia (local que, como sugere o nome, foi o berço das Olimpíadas Gregas). Rick Riordan mostra-se preocupado com o significado dos crimes para a cultura grega e com a postura da modernidade quanto à sua história. Como bom homem de histórias, tio Rick é consciente da importância da cultura, semideuses! Um exemplo!

Abaixo a nossa tradução livre da postagem do tio rico Rick e algumas imagens postadas após os saques:

O Saque de Olímpia





 



Acordei nesta manhã com a notícia de que o museu em Olímpia, local dos antigos Jogos Olímpicos, fora saqueada por assaltantes armados. Eu tive a mesma dor triste como um soco no estômago que eu senti quando eu soube que o Museu de Bagdá tinha sido assaltado durante a Guerra do Iraque. Pessoas em situações terríveis são elvadas a fazer coisas terríveis. Mesmo nos tempos antigos, as tumbas dos faraós estavam sujeitas a serem saqueadas. Ainda mais, é trágico pensar em milhares de anos de herança cultural sendo perdidos por causa da crise econômica na Grécia. E não tenho dúvidas de que foi pelo menos um fator motivador por trás deste assalto.


Tive a sorte de visitar a Grécia há muitos anos e perceber que o povo grego é incrivelmente caloroso e acolhedor. Tenho acompanhado as notícias acerca dos seus problemas econômicos com alarme e tristeza. O saque ao museu, como um símbolo da importância grega à nossa herança cultura, é apenas um insulto para a injúria aos gregos. Eu espero que os artefatos sejam recuperados. Mais importante, eu espero que a Grécia comece a ver alguns raios de esperança em sua situação atual, embora eu tema que o pior ainda esteja por vir.


Fonte: Blog de Rick Riordan